apuração de impostos

Apuração de Impostos: Por Que Fazê-la Antes De Ter Créditos?

O que é a apuração de impostos e por que você precisa fazê-la muito antes de suspeitar que possui tributos a serem recuperados?

Falamos muito sobre o que fazer quando se depara com a situação em que o justo é recuperar seus tributos, mas para evitar que o seu dinheiro saia do seu caixa sem necessidade, é necessário recorrer à apuração de impostos — e vamos te dizer o porquê!

Quando falamos sobre os impostos que existem em território nacional, é simplesmente impossível deixar de lado a complexidade tanto do sistema tributário quanto das diversas taxações existentes.

Tendo isso em vista, a atividade empreendedora, sem dúvidas, fica debilitada, afinal de contas, não é sempre que o conhecimento básico para não cair nas mais diversas “armadilhas” é cedido e, por esse motivo, é necessário sempre estar atento.

Portanto, para ajudar na difícil tarefa que é gerenciar os tributos do seu negócio para que ele não seja prejudicado pelas taxações, vamos falar sobre a apuração de impostos e explicar por que você deve fazê-la antes mesmo de suspeitar que possui valores a reaver!

E então, vamos lá? Boa leitura! 

O que é a apuração de impostos?

A apuração de impostos nada mais é do que uma análise minuciosa pelos tributos que a sua empresa paga, realizando um exame que aborda tópicos que vão desde o seu tipo empresarial até os assuntos mais técnicos sobre as taxações.

Dessa forma, é possível ter certeza de quais são os impostos que a sua empresa precisa quitar com o Fisco e, também, confrontar as informações do cenário ideal desses pagamentos com a realidade e, dessa forma, verificar não apenas discrepâncias, mas também, se existem créditos a serem recuperados. 

Por que é melhor fazer a apuração de impostos antes de suspeitar que existem créditos tributários?

De fato, a maioria dos empreendedores apenas pensa em fazer a apuração de impostos quando se depara com a possibilidade de haver valores a serem recuperados.

Contudo, essa não deveria ser a maior motivação dos empreendedores para realizar esse processo, pois, como citamos, a apuração de impostos pode indicar algo de errado no pagamento de tributos e, por sua vez, evitar que você entre na irregularidade.

Economizar no pagamento ou recuperar valores posteriormente?

Agora, mesmo com tudo o que citamos, a ideia de possuir uma quantia a ser recuperada, mesmo depois de algum tempo, ainda é extremamente atrativa para os empreendedores, afinal, isso pode ser a salvação de um empreendimento.

Contudo, precisamos lembrar que esses valores estariam em caixa se não houvesse o pagamento a maior, portanto, mesmo que “fracionado”, essa quantia estaria em sua posse se houvesse uma apuração de impostos apropriada, então, é melhor evitar que toda essa complicação aconteça do que ter que corrigir com a recuperação de impostos.

Por fim, existem as vezes que remediar já não é mais uma opção e, portanto, a apuração de impostos será destinada à recuperação. Então, se esse for o seu caso, o melhor a ser feito é confiar em especialistas que podem analisar e realizar o processo de recuperação de tributos com maestria.

Portanto, se precisar de ajuda de especialistas que irão fazer todo o processo de maneira transparente e precisa, venha falar com a gente!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos especialistas!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Comments are closed.