estoque de segurança

Estoque de Segurança: É O Melhor Investimento Para Indústrias?

A sua indústria precisa de um estoque de segurança ou é melhor investir no controle dos itens armazenados?

Uma indústria precisa lidar com adversidades das mais diversas, mas qual o melhor caminho a seguir: apostar no estoque de segurança ou no gerenciamento?

Os diversos cenários que uma indústria pode enfrentar não são fáceis e, muito menos, confortáveis para o empreendedor, uma vez que a mais pequena alteração no que é considerado rotina pode ocasionar em diferentes impactos no final das contas — e geralmente não são positivos.

Tendo isso em vista, o líder de uma indústria sempre precisa estar preparado para tudo, desde questões burocráticas até às operacionais, a posição do empreendedor requer uma atitude quase que imediata frente a um novo problema.

Mas para que isso seja humanamente possível, é necessário que vários preparativos sejam feitos e deixados antecipadamente a postos para casos de emergência, e isso deve ser providenciado muito antes de uma crise se aproximar. 

Contudo, mesmo que fazer preparativos para emergências não tenha sido a sua prioridade até agora, nunca é tarde para começar!

Por isso, hoje vamos discutir qual é a opção mais viável e rentável para as indústrias: ter mais rigor no gerenciamento dos armazéns e dos itens ou investir em um estoque de segurança?

Então, se quiser saber mais, fique conosco até o final, e se tiver alguma dúvida, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela para falar com um especialista!

Boa leitura!

O que é um estoque de segurança?

O estoque de segurança representa a menor quantidade de produtos, matérias-primas e itens em geral necessários para que a sua indústria continue a operar durante um período pré-definido de tempo (geralmente, é feito para suprir um ou até mais meses de operação).

Sendo assim, é necessário fazer um levantamento fiel de todos os aspectos necessários para operar e, assim, realizar um estoque para sustentar as atividades industriais para que, em um momento de crise, a produção não seja prejudicada ou desacelerada.

Entretanto, precisamos lembrar que o intuito não é utilizá-lo, mas sim, mantê-lo para casos de emergência. 

Vale mais a pena ter um estoque de segurança ou ser rigoroso no gerenciamento dos itens e produtos da sua indústria?

O estoque de segurança, de fato, precisa de investimento para acontecer, ou seja, montá-lo custaria dinheiro do seu caixa para atenuar as consequências de uma crise.

Tendo isso em vista, um pensamento recorrente é o de aumentar o rigor em relação ao gerenciamento de estoque, dessa forma, quando uma crise estourasse, bastaria realizar o levantamento de dados e definir as medidas cabíveis a serem tomadas.

Contudo, aumentar o rigor não garante que a sua indústria consiga manter as atividades, pois mesmo com informações em mãos, se não for possível adquirir uma matéria-prima ou item, a produção será impactada, e evitar isso é o principal objetivo.

Por fim, como saber qual é a melhor solução para a sua indústria?

Cada indústria possui particularidades, mas em questão de prevenção, é difícil dizer que apenas o gerenciamento será capaz de amenizar impactos negativos de instabilidades econômicas.

Tendo isso em vista, o melhor a se fazer é planejar como montar o seu estoque de segurança para evitar que uma adversidade coloque todo o seu empreendimento a perder.

E então, o que achou do artigo de hoje? 

Se precisar de ajuda para definir qual a melhor estratégia que a sua indústria pode adotar perante uma crise, venha falar conosco!

Estamos te esperando!

Classifique nosso post post

Comments are closed.