Por que saber mais sobre o IPI é crucial para as finanças da sua indústria?
Para administrar a sua indústria da melhor forma, é imprescindível conhecer um dos impostos mais famosos dessa área de atuação: o IPI!
Competitividade não é novidade para quem atua no setor industrial, pois, mesmo que o país não dê o foco apropriado para as atividades desse setor, as grandes empresas que permanecem no ramo estão, de fato, com tudo para ganhar.
Sendo assim, cada mínimo aspecto que possa ser usado e colocado a seu favor é de grande ajuda para se manter atualizado e competitivo no mercado e na mente dos consumidores.
Tendo isso em vista, apesar de ser comum investir em processos, maquinário e matérias-primas para tomar a liderança dessa corrida no mercado, investir em especialistas é, sem dúvidas, uma das “tacadas de mestre” que mais fazem a diferença na prática.
E falando em fazer a diferença na prática, saber conceitos contábeis diretamente de especialistas pode, sim, ser um grande diferencial para a sua gestão e, por isso, hoje falaremos um pouco sobre o IPI e por que ele impacta tanto na sua realidade — inclusive, até mais do que você possa imaginar!
Para conferir tudo, fique conosco até o final deste artigo, e se surgir alguma dúvida, não hesite em falar com a gente clicando no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela!
Boa leitura!
O que é o IPI?
IPI é a sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados, e como o próprio nome já dá a entender, é um tributo que incide apenas sobre peças industriais.
Sendo um imposto de origem federal, ou seja, é de responsabilidade da União recolhê-lo e modificá-lo se necessário, ele recai tanto sobre os produtos nacionais quanto os importados, tudo a partir da procedência industrial.
Por que saber mais sobre o IPI pode impactar na prática da gestão da sua indústria?
Como citamos, o IPI é um imposto direcionado exclusivamente às indústrias, dessa forma, por mais que um decreto pareça ser completamente desconexo do seu dia a dia, é exatamente isso que pode mudar a sua realidade de cabeça para baixo.
Pois, no final das contas, um dos maiores objetivos desse tributo é estimular ou desestimular o comportamento dos consumidores, fazendo com que eles comprem (ou não) certas mercadorias.
A sua gestão pode estar em risco por esquecer de questões contábeis!
Acompanhar todas as decisões do Governo que podem atingir (em maior ou menor intensidade) a sua indústria pode ser uma tarefa trabalhosa, além, é claro, de diversas questões técnicas envolverem a aplicação de fato, principalmente contábeis, que necessitam de auxílio especializado.
Pois, caso erros já tenham sido cometidos em decorrência de mudanças nas aplicações do IPI, é possível que existam créditos a serem recuperados que podem ser reaplicados na sua indústria.
Sendo assim, não perca tempo para conferir se a sua indústria possui valores a reaver do Governo antes que eles expirem e essa oportunidade seja perdida para sempre!
Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista em recuperação de créditos tributários!