27 de agosto de 2021

IPI: pare de gastar dinheiro que não deve neste imposto!

ipi
Compartilhar
Índice

A sua indústria não precisa mais perder dinheiro com o IPI — e ainda pode recuperar o que foi perdido!

As indústrias possuem diversos impostos atribuídos ao final do mês, contudo, no que diz respeito ao IPI, você não precisa gastar nem um centavo a mais do que necessário se assim quiser

Cada indústria possui suas particularidades e, portanto, não existe uma fórmula mágica ou uma solução única para todos os empreendimentos da área, afinal de contas, se existisse, seria muito mais fácil empreender como um todo.

Contudo, a realidade não é essa, e resoluções instantâneas são, em maioria, armadilhas para qualquer negócio, sendo assim, precisamos tratar do que é verdadeiro e, acima de tudo, efetivo.

Tendo isso em vista, sua indústria pode estar lidando com um verdadeiro fardo quando o assunto é impostos e, infelizmente, isso não tem solução rápida: é necessário pagar, caso contrário, as consequências serão mais danosas ao seu financeiro do que a quitação dos tributos em si.

Mas isso não quer dizer que você deve pagar todos os tributos indiscriminadamente, pois, com o sistema tributário complexo que estamos sujeitos a lidar, imprevistos e erros não são descabidos e, por isso, é necessário manter-se vigilante em relação a tudo.

Por essa razão, falaremos sobre um tributo que apesar de bem conhecido entre os donos de indústria, ainda existe algo que a maioria não sabe.

Hoje, falaremos sobre o IPI e se esse imposto pode passar de preocupação à solução do mês!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O IPI pode ser recuperado?

Apesar de não ser comum vermos pessoas comentando sobre o processo de recuperação de créditos do IPI, não é algo impossível, pelo contrário, já pode ter acontecido um pagamento a maior apenas esperando para ser reavido.

Como se dá a recuperação do IPI?

A recuperação do IPI é, sim, possível de ser realizada e ocorre por dois motivos:

  • Crédito presumido do IPI: em primeiro lugar, essa opção é exclusiva para indústrias optantes pelo regime tributário Lucro Presumido. Visto isso, basicamente se trata do ressarcimento do PIS/PASEP e Cofins que tenham sido identificados como créditos em relação à aquisição de produtos relacionados à produção industrial (como as matérias-primas); e
  • Ressarcimento do saldo credor: se trata da identificação de créditos maiores que os débitos, ou seja, quando existe uma “gordurinha” positiva para a sua indústria, e você poderá ressarci-los se a sua fabricação de produtos seja isenta ou tributada e, também, se a aquisição deles não tenha sido feita por empresas do Simples Nacional.

Como iniciar o processo de recuperação do IPI?

Como você pode notar, os pormenores para iniciar a recuperação de créditos do IPI não são simples e exigem perícia contábil para que tudo ocorra bem e não vire uma dor de cabeça.

Tendo isso em vista e, também, para evitar que o que era para ser uma solução se revele um problema, você precisa colocar a sua indústria nas mãos de especialistas que entendem não apenas do processo de recuperação como, também, sabem das particularidades que o setor industrial possui no Brasil.

Então, não hesite em contatar um dos nossos especialistas agora mesmo! Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela!

Estamos apenas te esperando!

Published: 21 de novembro de 2023
Postagem Recente
Continue lendo
Shopping Basket
Também recomendamos que leia este artigo!
Quais são os principais desafios que a crise industrial trará…