Recuperação de Tributos

Recuperação de tributos: até quando você pode fazê-la?

Corrida contra o tempo: até quando você pode fazer a recuperação de tributos?

O pagamento a maior de impostos é uma realidade, mas não se iluda pois a recuperação de tributos não pode ser feita para sempre!

A realidade do empreendedor brasileiro é sempre muito dura e, apesar de terem vários outros aspectos, principalmente os que o mercado apresenta, que dificultam a sua atuação como empresário, o maior desafio da maioria são os tributos.

E não apenas os tributos, mas tudo o que envolve o sistema tributário afeta o empreendedor brasileiro de diversas formas, a ponto de ser até mesmo motivo de fechamento ou irregularidade de alguns negócios.

Afinal de contas, lidar com o sistema tributário é complicado mesmo e não existe culpa da parte do empreendedor em não conseguir lidar com todas as particularidades do Fisco e, também, com as demais obrigações e tarefas do cotidiano de uma empresa.

Sendo assim, pensando em como facilitar a sua vida, queremos elucidar um aspecto muito importante para os empresários e que, infelizmente, é deixado de lado: o prazo para fazer a recuperação de tributos.

Afinal, ele pode ser feito a qualquer hora e todo imposto pago a maior pode ser recuperado?

Para saber as respostas dessas perguntas, leia este artigo até o final e não deixe passar chances de ouro para a sua empresa!

Boa leitura!

O que é a recuperação de tributos?

Antes de começar a falar desse assunto, precisamos elucidar esse conceito para que não exista nenhuma dúvida ao longo do artigo.

Visto isso, a recuperação de tributos se trata de um processo ao qual o empreendedor apura a existência de valores pagos a maior ao governo e, ao reunir provas dessa ou dessas ocorrências, é possível solicitar esses valores de volta.

Contudo, existem duas formas desses valores retornarem para a sua empresa:

  • Abatimento de imposto de mesma natureza: ou seja, se você pagou a mais em um imposto específico, as próximas cobranças desse mesmo imposto serão descontadas desse valor, ou seja, você pagará menos ou não pagará até esse crédito ser consumado; e
  • Ressarcimento dos valores: provavelmente a opção favorita dos empresários, o ressarcimento inclui a devolução completa dos valores pagos a maior na conta jurídica da empresa.

Até quando eu posso fazer a recuperação de tributos?

Agora, vamos ao que importa: você pode fazer a recuperação de tributos a qualquer momento?

Bom, sim, você pode fazer a solicitação a qualquer momento — apesar de, se for a sua primeira vez, recomendamos esperar um ano para fazer a verificação —, mas a questão que realmente pode fazer você perder dinheiro é quando foi feito o pagamento a maior.

Calma que vamos explicar: se você pagou a mais em um imposto, mas essa ocorrência foi há mais de cinco anos, você perde o direito de reclamar esse dinheiro.

Sim, é exatamente o que você leu. Se você pagou algo a mais há mais cinco anos atrás, esse dinheiro agora não pode mais ser devolvido!

Então, se você possui uma empresa há cinco anos ou mais, é melhor correr!

É possível realizar o processo completo sozinho ou é necessário ajuda profissional?

Para realizar o processo de recuperação de tributos, é necessário ter a ajuda de profissionais contábeis para que todas as exigências sejam cumpridas e que, também, você tenha certeza de que, uma vez comprovada a existência de valores pagos a maior, eles retornarão para a sua empresa.

Por essa razão, nós, da Heins, nos empenhamos todos os dias!

Então, se quiser ter profissionais ao seu lado que conhecem todos os procedimentos necessários para realmente reaver os valores pagos a maior para o governo, não hesite em nos contatar!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior da sua tela e falar com um especialista no assunto!

Estamos esperando você!

Classifique nosso post post

Comments are closed.